Total de visualizações de página

6,396

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O SOBRIO, É CULTURA E INFORMAÇÃO !!!


Praia dos Artistas ganha fôlego


Tadzio França - repórter "TRIBUNA DO NORTE"

A Praia dos Artistas costuma ecoar um passado de glórias: já foi point da juventude natalense, lugar das melhores refeições e baladas, uma articulada galeria artística e cultural. O tempo passou e tudo isso migrou para outras paragens natalenses, deixando para a bela orla a sensação de abandono. Mas o cenário atual está acenando com mudanças. Uma série de iniciativas - privadas, diga-se de passagem - tem avançado nos últimos meses para fazer da área uma opção que os natalenses e turistas voltem a ter prazer em frequentar. O cenário continua um dos mais bonitos de Natal. E agora com vários motivos a mais para ser apreciado. 
Alberto LeandroRonaldo Freire e Ricardo Baya serão atrações do Som do Mar
Ronaldo Freire e Ricardo Baya atrações do Som do Mar

O Mãos de Arte Shopping de Artesanato abriu as portas no dia 08 de dezembro do ano passado. Sua estrutura moderna e espaçosa se destaca na paisagem da praia. Trata-se de uma iniciativa totalmente privada. Tem espaço para 337 lojas, sendo que no momento está operando com 1/3 delas - cerca de 145 lojas. "Até o meio do ano deveremos estar com 70% de ocupação", afirma Silvânio Medeiros, subsíndico do estabelecimento. É um espaço amplo, climatizado, e com uma variedade maior de produtos - com ênfase no artesanal, claro. 

O shopping conta com duas varandas das quais se tem uma visão impressionante de todo orla até a Praia do Forte e a Ponte Newton Navarro. Verdadeiros mirantes modernos. Há um estacionamento no subsolo para veículos pequenos e no quarto andar para vans e micro-ônibus (com acesso pela Rua do Motor), além de dois elevadores. Os comerciantes são os proprietários de suas próprias lojas, não se paga aluguel. "Acredito que o shopping caiu como uma luva para cá. Fortalece a praia e o nosso artesanato", ressalta Silvânio. 

Além das várias lojas com roupas, objetos de decoração, presentinhos,  bebidas, petiscos e temperos regionais, o espaço de gastronomia tem obtido destaque. A praça de alimentação está no terceiro andar, e conta com  opções razoavelmente diversificadas:  O Sóbrio Bar e Petiscaria





 Projeto Som do Mar atrai público aos domingos

No mesmo andar da praça de alimentação tem sido realizado o novo e já elogiado projeto Som do Mar, realizado todos os domingos, dedicado à música instrumental. "Projetos de música instrumental são raros e bem vindos. E num ambiente desses, melhor ainda. A estrutura dá um conforto a mais ao público", diz Ronaldo. 

O Som do Mar é resultado de uma parceria entre os lojistas e administração do shopping, com produção de Marcelo Veni. O idealizador do projeto foi o jornalista pernambucano Zé Torres, que tem no local a loja (ou minigaleria de arte, como prefere), Caju Azul. "A praia dos Artistas é a melhor parte do litoral urbano, só as autoridades não veem isso", reclama. Novos projetos estão vindo aí, segundo ele, como a ideia de um museu ao ar livre, e um resgate da histórica Galeria do Povo, onde os artistas locais exibiam seus trabalhos nos anos 70 e 80. 


O subsíndico do shopping Mãos de Arte, se ressente de maior limpeza na praia, pintura de muros, resolução dos problemas de esgotos. "É um paradoxo: enquanto a iniciativa privada toma conta, o poder público some", reclama. Para o Sindico  jornalista e produtor Zé Torres, a reforma do Hotel Reis Magos seria um ponto "decisivo para recuperar a área. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário